sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Viagem de Ano Novo, Avaré / Carlópolis - Parte I

Olá a todos!

Nossa, foram tão, mas tão intensos esses dias, que nem sei por onde começar! Esse será daqueles posts em que estou com receio de esquecer de alguma coisa enquanto escrevo, pois vão aparecendo tantas coisas em minha cabeça ao mesmo tempo, mais do que a minha capacidade de escrevê-las, que acaba por passar por algo, mas nada posso fazer! Os relatos de hoje serão referentes ao dia 31-dez.

Bem, tudo começou a muito muito tempo atrás, quando recebi um convite de um grande e ilustre amigo, o Juninho, pra ir com ele pra Avaré/SP. Sempre devido as circunstâncias, nunca fui. Mas esse ano novo, sendo o meu último aqui morando no Paraná, resolvo então ir pra lá.

Saio daqui de Londrina ao meio dia do 31-dez, com muita expectativa, por dois fatores: primeiro que iria cruzar a fronteira do estado (iria conhecer novos caminhos, passar por novas cidades), e o outro era, que no decorrer dos aproximadamente 280km de estrada, eu iria cruzar a represa de Jurumirim (é bem legal o monte de água que tem no mapa! podem ver no link do recorrido mais abaixo). Estava muito nublado, mas o climatempo dizia que não iria chover... e LONDRINA. Pqp!!! Posso lhes dizer que, nas 4 horas em que passei na estrada, eu vi e senti as 4 estações do ano! Sol de escaldar, sem nuvens no céu, ou com nuvens no céu, ou totalmente nublado, ou com garôa, ou com chuva parada de pingos grosso, com chuva de vento, tudo o que vocês podem imaginar, e não necessariamente nessa ordem. Com isso, aprendi a olhar o clima que se deve olhar o clima em tudo que é canto em que se for passar!

Bem, voltando um pouco, é curioso o quanto a passagem muda quando se cruza a fronteira dos dois estados. A paisagem muda - esta passa a ter uns bambuzais gigantes na enconsta (eu pirava nos bambuzais, parei até pra tirar fotos daquilo), e plantações de eucalipto. E a outra que muda drasticamente é a pista: esta passa a ter muitas pontes, menos ladeiras e muita reta... Até quando tirei as fotos abaixo, eu estava feliz com isso... mas bastaram uns 10/15km pra eu voltar a sentir falta do Paraná. Que pista mal cuidada é o trecho entre Ourinhos e Piraju! Mas enfim, como as coisas acontecem comigo, se não doesse e gerasse fossa, então não prestava! hauhauhauhuaha.




Ah! Antes de começar a falar sobre a chegada em Avaré, não posso deixar de descrever a emoção que foi cruzar aquele monte de água no mapa! Veeeeelho!!!! Foi incrível! No interim entre a última foto (que vocês podem perceber que estava nublado), e água do mapinha, fez um sol desgraçado. Na medida que ia me aproximando da água, começou o tempo a fechar e barulhos de trovôes, muitos trovões! Quando fiz a curva, que visualizei a ponte a frente, começou a chover fraco, mas ela ia piorando ao aproximar, e começa a ventar MUITO contra mim, e eu pensava: "caraa%#@%@%, tô fud#¨%#¨¨# se estiver assim na ponte! vou sai voando quando chgar lá!". Quando comecei a cruzar a ponte, do nada a temperatura cai drasticamente, e o mais louco de tudo, naquela chuva lá, eu olho a minha esquerda, e vi uma nuvem preta, mas realmente preta, que vinha do chão até o céu, e tapava a paisagem somente em certa parte de minha visão. Pqp! Parecia um tornado aquilo! Como eu suei frio! Era lindo e assustador ao mesmo tempo! Eu no meio da ponte, olhando praquilo, com medo do car#%W$#% de que aquilo chegasse em mim. Foram os 2 minutos mais atordoantes da viagem!

Mas enfim, uns 15 minutos depois, chego em Avaré... Que cidadezinha mais bacana! A maior parte da rua é com aqueles ladrilhos hexagonais (como aqules de algumas ruas lá do Cabo Branco), as ruas todas com sentido único, e as sinalizações de trânsito, em sua maior parte, ou é um farol, ou placas de pare ou de sentido obrigatório! E só! As outras eram excessões (vi uma de Dê a preferência, e umas de lombada). E lá eu fui pra casa da Sara. Cara, como é bom ser bem recebido depois de uma viagem, ser recepcionado com alegria e boa vontade, muitos sorrisos e boa conversa! A mãe da dela, é pura simpatia! (segue abaixo uma foto com a Sara e a mãe dela - tirada no dia 03-jan). Ser levado a cozinha e comer uma ótima refeição (nossa! o pai da Sara faz tudo gostoso -  a melhor lasanha do mundo, o melhor pernil do mundo, e o segundo melhor kibe do mundo, hehehe),  Como eu fiquei feliz com isso! E como quero retribuir tudo isso! Ficará para sempre, guardado com carinho na minha memória. Depois de descansar, fomos ver a São Silvestre de lá, onde a partida e chegada era na praça da igreja matriz. Aproveitei pra tirar algumas fotos!

Eu, a D. Fátima e a Sara!






Depois da corrida, descansamos e fomos pra casa do Juninho (que é namorado da Sara), para festejarmos o Ano Novo! Duas surpresas: não pensava que iria ser tão bem recebido como quanto fui na casa da Sara (achava que seria impossível), mas fui tão quanto! E a segunda era a quantidade de gente que tinha lá! Quem não conhecesse, diria que era uma festa de bairro! E pior, o Juninho logo disse que essa não era a principal festa, que esta seria no outro dia. Que lá não tinha "ninguém". Me encanei... "COMO NINGUÉM??? HUAEIHEAUHAEUI". E o mais engraçado, eu perguntava:
 - Mas eae, tem quantas pessoas a família de vocês?
 - 59! - diziam
 - Não, mas tem o pessoal de num sei aonde;
 - ih, verdade, então deve ter uns 74;
 - Não! É mais! Tas esquecendo de fulano, cicrano...
 - Ah, então é 81;
 - Isso tudo não! Deve ter uns 65;
 - Não não! É pra lá de 90! E olhe que num sei quem tá grávida de gêmeos... (e assim ia... não cheguei num número confiável);

Era tanta gente, fui apresentado a tantas pessoas diferentes na hora, que não sabia com quem lidar! Confesso que não aprendi o nome de quase nenhuma pessoa dali. Mas conversei com bastante gente - e percebi que estou ficando velho, pois eu mais conversava com os tios do que com os primos! ehiuaeuieaehauiehauaehuie. (e mais massa que a mãe do Juninho, a Maria, logo me ensinou o caminho do freezer com a cerva! aaahhh como foi maravilhoso! hehehe). Só pra vocês terem uma ideia, todo ano eles tiram a "Foto da Família", e eu tive a honra de tirar a desse ano (e ainda saí em uma!), Vou adiantá-la aqui pra vocês!


Mas como foi gostoso passar o Reveillon com eles. Mesmo sendo sozinho, mas naquele momento senti mais confortável!

Por hoje é isso! Os dias seguintes eu postarei outra hora! Não tenho fotos do Reveillon, pois como a Fernanda Eggers me rotulou, sou o "fotógrafo preguiçoso". E realmente, quantas fotos massa eu deixei de tirar nesses dias de viagem por conta de preguiça!

Rota de Viagem - http://goo.gl/maps/kwjod

Música do Dia:
Dropkick Murphys - I'm Shipping Up To Boston
 http://www.youtube.com/watch?v=Ldf7T6TlV-o

2 comentários:

  1. excelente postagem, eu e minha mãe nos emocionamos e demos muitas risadas aqui.

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber que você foi bem recebido! Fiquei com vontade de conhecer esse pessoal todo só pelo seu relato :) E o cachorrinho no canguru é igual a minha pequena Sushi! Marcelo quer comprar um canguru como esse para pedalar com ela =D

    ResponderExcluir